Gnarls Barkley

Gente saudosista é muito chata, especialmente em música. Você sabe do que estou falando: aquelas pessoas que vivem dizendo que “nada que se faz hoje presta”, “naqueles tempos é que era bom”, “a música morreu” etc. etc. Posso falar com tamanha confiança porque eu também sou um desses chatos. Gosto de muito pouca música posterior aos anos 90. Nesse pequeno conjunto, se destaca Gnarls Barkley.

Esse idiossincrático projeto é uma joint venture musical dos estadunidenses Cee-Lo e Danger Mouse. Cee-Lo é um conceituado cantor de hip hop e soul. Começou sua carreira no grupo Goodie Mob, de Atlanta, depois partiu para uma não muito bem-sucedida carreira solo. Embora seja “oficialmente” um rapper, seu estilo e sua voz lembram muito gospel, o soul e o blues.

Cee-Lo, em primeiro plano, e Danger Mouse

Gnarls Barkley: Cee-Lo, em primeiro plano, e Danger Mouse

Danger Mouse, por sua vez, é um produtor de Nova Iorque. Ficou conhecido pelo The Gray Album, mixagem de The White Album dos Beatles com The Black Album do rapper Jay-Z. Esse trabalho lhe rendeu algumas dores de cabeça com a EMI, detentora dos direitos autorais do disco dos Beatles. De qualquer forma, The Gray Album foi um sucesso e Danger Mouse foi convidado para produzir Demon Days, dos Gorillaz, outro disco que me fascina.

Cee-Lo e Danger Mouse trabalharam juntos numa turnê do primeiro na qual  o segundo era DJ. Trabalharam em alguns outros projetos também, como o The Mouse and the Mask do projeto DANGEROOM. Conversa vai, conversa vem, resolvem gravar juntos. Lançam, em 2006, o esplendoroso St. Elsewhere. O resultado foi um estrondoso sucesso.

Eu conheci Gnarls Barkley através de sua música mais famosa, Crazy. Essa música fez bastante sucesso e eu gostei bastante de ouvi-la em rádio, mas não sabia quem cantava. Um dia, enquanto doava sangue(!), o celular de uma enfermeira toca essa música como ringtone. Eu lhe pergunto que música é essa. Fui procurar mais sobre Gnarls Barkley (sem nem saber se era uma pessoa ou um conjunto), mas sem muitas esperanças, pois estava esperando um grupo de um sucesso só.

Não poderia estar mais enganado. Gnarls Barkley é música de primeira, um soul moderno e alternativo feito por gente muito talentosa. A voz de Cee-Lo é forte e grave, mas chega a agudos inimagináveis. A criatividade de Danger Mouse na produção é sem par. Suas letras são ótimas, também, com uma beleza dificíl de encontrar. Cada música deles que ouvi fui uma música a mais que passei a gostar: não há praticamente nenhuma música deles da qual eu não goste. Além disso, seu trabalho é cheio de um humor sutil mas visível. Conciliar música e humor é algo bastante complicado, mas eles fizeram com maestria.

Ademais, seus clipes são muito bem trabalhados, criativos, e, mais importante, significativos. Não estragam suas músicas, e suas músicas se encaixam perfeitamente neles. Como a maioria dos clipes que vejo são irrelevantes, mal feitos, bobos ou desagradáveis, é uma boa surpresa encontrar alguém que, ao fazer um clipe, o faz direito.

Agora, chega de conversa, vamos à música! Abaixo vai a já clássica Crazy:

Go Go Gadget Gospel é bonita e enérgica. Toda vez que e a ouço me bate uma vontade gigantesca de sair correndo para fazer aquelas coisas que sempre queremos fazer mais adiamos. Além disso, o clipe é uma impagável “homenagem” ao rap estadunidense atual:

Going On é uma das músicas mais bonitas que já ouvi, e é perfeitamente complementada pelo belo clipe gravado na Jamaica:

Já se você gosta de música para energizar, você precisa ouvir Run:

E, se existir um hino à felicidade, ele deve ser Smiley Faces:

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

2 Respostas to “Gnarls Barkley”

  1. Don’t worry, be happy « Suspensão de Juízo Says:

    […] Suspensão de Juízo « Gnarls Barkley […]

  2. Elen Says:

    musica de qualidade ..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: