Cinismo e Hipocrisia

Eu pensava que cínico era, basicamente, um arrogante sarcástico e blasé. O hipócrita era mais simples: a pessoa que esconde as opiniões e sentimentos para evitar conflito ou angariar benesses. Dessas duas visões, perdoe-me, não vi nenhum mais importante que o outro *globalmente*. A hipocrisia é importante para manter a civilização, com seus alcances, estável, mas o cinismo é importante para dar o próximo passo. A hipocrisia sozinha manteria a humanidade no chão; o cinismo solitário faria o homem dar pulinhos de um metro por toda a eternidade.

Aí fui olhar no dicionário e vi que cínico quer dizer mais “imoral” que “sarcástico”, e passei a confiar menos no dicionário…

WTF? O Dr. Plausível propôs essa pergunta, e resolvi tentar responder….

Anúncios

Tags: ,

4 Respostas to “Cinismo e Hipocrisia”

  1. Kely Says:

    Deixa ver se eu entendi: Você acha importante a hipocrisia e o cinismo no mundo. Como vc acha que o mundo seria se existisse menos hipocrisia e cinismo?

    Beijos!

    • brandizzi Says:

      É difícil pensar em “alternativas”, por assim dizer. Como eu comentei no post, creio que um mundo sem hipocrisia teria muito mais conflito, e um mundo sem cinismo seria mais estagnado. Eu posso “trapacear” e dizer que hipocrisia é um termo ofensivo de dizer que alguém evita conflitos desnecessários, e cinismo é um termo ofensivo para afirmar que alguém pensa com a própria cabeça. Claro, a grande graça das coisas é que os termos estão bem mal definidos! De qualquer forma, o desafio era pensar nos termos mal definidos mesmo e dizer qual colabora mais. O link no post (esse aqui) dá mais contexto ao meu comentário :)

  2. Kely Says:

    Para mim, vc pode evitar conflitos sendo sábio, e não hipócrita. Para mim, hipocrisia=fraqueza mental.

    uuuuuuuuuu

    Beijos! =)

    • brandizzi Says:

      Acho que você está sendo injusta com os hipócritas – especialmente os mais sábios. Na verdade, “ser” hipócrita já é pouco provável: às vezes as pessoas adotam posições hipócritas (ou cínicas), mas não “são” hipócritas na maior parte do tempo. Às vezes, só é mais sábio evitar o conflito – e se você por qualquer razão não gosta de quem evita o confilto, tudo bem, basta chamá-lo de hipócrita ;)

      Mas dê uma olhada lá no link do post! A discussão lá tá legal.

      Até!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: