Garibaldi Alves Filho

Ok, não é um galã, mas até que parece gente fina

Não é um galã, mas é gente fina

José Sarney é o ícone da crise no Senado Federal. O que é natural: Sarney é patriarcal,  coronelista, símbolo do PMDBão e provavelmente tem o site mais feio da Internet em português. Até a revista The Economist lamentou quando ascendeu à presidência do Senado. Os escândalos de agora não são, portanto, nenhuma surpresa.

Entretanto, não estou aqui para falar de Sarney, mas de seu predecessor, Garibaldi Alves Filho.

Garibaldi Alves foi eleito em meio à confusão da renúncia de Renan Calheiros. A CartaCapital o classificou como um presidente “vai-tu-mesmo” que não incomodaria ninguém. Supus então que Garibaldi era só mais um político populista, um Joaquim Roriz com mais sorte.

Felizmente, estava enganado.

Não acompanhei o mandato do senador em detalhes, mas algo me chamou a atenção. Garibaldi Alves defendia a instituição do Senado Federal. Não o fez isso para se defender, como os cínicos; Garibaldi Alves o fez porque, aparentemente, acredita na importância da separação de poderes, da constitucionalidade e das instituições. Além disso, sua postura é sempre digna, suas palavras equilibradas e suas opiniões maduras e consistentes. Por fim, não foi pego envolvido em escândalos.

Parece que isto tudo passou desapercebido a maioria das pessoas. Devemos, porém, lembrar também de quem faz um bom trabalho.

Conheço pouco da obra de Garibaldi Alves. Pode até ser que ele seja um mau político – se for, gostaria de saber.  Porém, o pouco que conheço indica que é um homem sério, algo incomum entre os políticos em evidência. Se você é do Rio Grande do Norte, vote nele por mim.

Anúncios

Tags: , , , , , ,

8 Respostas to “Garibaldi Alves Filho”

  1. Philipe M. Says:

    E o Heráclito Fortes?

    Depois procure no Google Images por Saulo Laranjeira, um humorista mineiro. Ele tem um personagem que é baseado no estereótipo do político sem-vergonha, interesseiro, etc.

    Impressionantemente, o Heráclito Fortes é ainda mais estereotipado que o personagem do Saulo. Mesmo não sendo um personagem. Não que necessariamente ele seja sem-vergonha, interesseiro, etc…

    • brandizzi Says:

      Depois procure no Google Images por Saulo Laranjeira, um humorista mineiro. Ele tem um personagem que é baseado no estereótipo do político sem-vergonha, interesseiro, etc.

      Eu lembro desse, o Deputado João Plenário, não é? Tinha visto algumas vezes quando tinha TV.

      Impressionantemente, o Heráclito Fortes é ainda mais estereotipado que o personagem do Saulo. Mesmo não sendo um personagem. Não que necessariamente ele seja sem-vergonha, interesseiro, etc…

      Nem fala! Quando eu estava assistindo o quebra-pau sobre o Sarney na TV Senado, vi um discurso do Heráclito Fortes criticando o Mão Santa por um pedido do piauiense. Era realmente o João Plenário na vida real.

      Obviamente, porém, não vou falar sobre a carreira política dele baseado no estereótipo…

  2. Philipe M. Says:

    Céus, que página é essa a do Saney?

  3. Distante da Silva Says:

    Eu pensava que era exagero esse comentário de que o site de Sarney é o mais feio em língua portuguesa. Mas, dando uma olhada, achei que o julgamento foi até comedido. Não tem site mais feio do que esse no mundo, não…

  4. Philipe M. Says:

    Off-blog, off-topic, etc.

    A programação de Brasília do Curta Petrobrás às Seis para Brasília pode ser consultada em http://www.curtaasseis.com.br/exibir_texto.asp?cod_texto=107.

    O programa atual em BSB é “Abstração”. Eu curti, mas o resto do pessoal da sessão acho que não, pois foram saindo…

    O próximo programa a passar aí é o “Idealistas”. Tem a interessantíssima história da Oficina Perdiz.

    Encerrando o ano em Brasília, o programa traz o tema “Relações”. Tem os fantásicos “Beijo de Sal” e “Páginas de Menina”. Recomendo!

    Quando (se) você for, ou se já tiver ido, gostaria que me contasse se as sessões costumam ficar vazias. Em BH às vezes fica e é uma pena, pois as projeções são em 35mm, que é uma mídia cara, com excelente resolução, é de graça, etc…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: