O circo das ideias

Quando vejo debates, me assusto.

Não tenho mais paciência para defender ideias. Cada vez que uma minha opinião recebe uma crítica plausível, menos a aceito. Os debatedores defendem suas teses, mas, para mim, minhas teses devem se defender sozinhas. Nâo me identifico por minhas ideias e tento me desapegar das teorias às quais ainda tenha apreço.

Não sei se isso é bom, mas sei que traz paz de espírito. Talvez não seja a melhor das posturas…

Como tratar ideias

Como tratar ideias

…mas, enquanto penso sobre isto, assisto divertidamente ao circo das ideias.

Tags:

Uma resposta to “O circo das ideias”

  1. Saulo César Says:

    Esta inquietação do Homem diante das chamadas “discussões ou defesa de Idéias” que tanto vemos hoje, essa obrigação de ter uma opinião sobre tudo mesmo aquilo que não temos a menor autoridade para falar, são coisa que deixam o nosso Ser inquieto, pois tais coisas não trazem crescimento, acredito no DIALOGO que é busca pela verdade que não precisa agredir a opinião dos outros para firmar as nossas pois a verdade esta justamente na junção de ambas, o Homem só é capaz de encontrar a verdade se aceitar que não a tem, essa era a sabedoria de Sócrates quando disse: “Só sei que nada sei” . Este mestre criticado por tantos e compreendido por tão poucos nós mostra sua grandeza quando ao consultar um Oráculo, algo muito comum período em que viveu, e perguntou: Quem é o homem mais sábio da Grécia? E o oráculo respondeu: És tu o Sócrates pois não sabe e busca saber enquanto os outros não sabem e fingem saber.
    Busquei este momento Histórico de Sócrates para mostrar que a sabedoria não esta em saber tudo ou dar opiniões sobre tudo e sim na capacidade de ouvi, em ter paciência para aguardar o momento de falar e viver o de acordo com o que acredita e ser fidedigno a isso. Há uma frase que sempre levo comigo: “Posso não acreditar em uma palavra do que digas, mais darei minha vida pelo seu direito de falar”
    Adam, cheguei a seu blog através de seu comentário no Obvius, e bom encontrar blogs que se atrevam a falar dos assuntos mais profundos.
    Gratos.

Deixe um comentário

